$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: BIOGÁS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTOS: OS PRINCIPAIS LEGADOS DA COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL-ALEMANHA
Autor: HÉLINAH CARDOSO MOREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  REINALDO CASTRO SOUZA - ORIENTADOR
GUSTAVO RAFAEL COLLERE POSSETTI - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 32448
Catalogação:  26/12/2017 Liberação: 26/12/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32448&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32448&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32448

Resumo:
Apesar dos avanços verificados nos últimos anos, o aproveitamento energético do biogás no Brasil ainda não é uma prática consolidada no tratamento de esgotos. Em estações de tratamento de esgotos (ETEs) com processos anaeróbios, o biogás se mostra como um produto estratégico econômico, social e ambientalmente, em muitos países do mundo, em especial na Alemanha. O projeto de cooperação técnica Brasil-Alemanha – PROBIOGÁS – foi o propulsor da discussão do biogás no saneamento no país. O presente trabalho retrata as principais ações e impactos do PROBIOGÁS no setor de tratamento de esgotos brasileiro e propõe uma continuidade às ações desenvolvidas por meio de instituições chave. Além disso, são levantados os desafios e perspectivas do biogás no setor, usando como base o histórico na Alemanha. No âmbito do PROBIOGÁS, os resultados foram bastante exitosos e consolidam as bases para o avanço do tema no Brasil. Como legados do projeto, desenvolveram-se diversas referências técnicas nacionais, promoveu-se a integração de diversos atores chave, fomentou-se a pesquisa aplicada e foram desenvolvidas capacidades de mil e oitocentas pessoas. Apesar disso, ainda se faz necessário que todo o conhecimento produzido seja replicado para as diversas realidades no país. Além disso, os principais desafios passam pela fragilidade da estratégia de gestão, pouca integração entre o desenvolvimento científico e sua aplicação, e necessidade de desenvolvimento de capacidades. Por fim, fica claro que, para o desenvolvimento de projetos de biogás de ETEs bem-sucedidos torna-se indispensável a incorporação do conceito de ETE Indústria.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui