$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Autor: BIANCA NOGUEIRA OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EMILIA CAROLINA SANTANA TEIXEIRA ALVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32360
Catalogação:  15/12/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32360@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32360@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32360

Resumo:
Um dos desafios diários para professores é encontrar meios para motivar seus alunos a aprender Matemática. A fim de obter sucesso nesse processo, ler sobre experiências que tiveram resultados positivos sempre leva os professores a pensar que existe um caminho melhor a ser seguido. Este trabalho traz dois projetos que tiveram como objetivo principal despertar um maior interesse dos alunos em Matemática e foram aplicados em algumas salas de aula dos Anos Finais do Ensino Fundamental: a Olimpíada Interna de Matemática e a criação de uma nova disciplina, chamada Fundamentos, que busca fazer com que o aluno consiga perceber melhor as diferentes inteligências através de aulas elaboradas por uma equipe pedagógica e professores de Matemática em um colégio particular do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, traz uma pesquisa realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental que tiveram contato com um desses projetos em 2015 e 2016. Esta pesquisa mostra a percepção dos alunos sobre o trabalho realizado na disciplina criada, que tem como norteador do planejamento de conteúdos o desenvolvimento das inteligências múltiplas. Nesta nova disciplina, os alunos são apresentados a diferentes tipos de problemas que envolvem raciocínio lógico, interpretação de texto, percepção espacial e outras habilidades que são agregadas ao currículo dos Anos Finais do Ensino Fundamental para desenvolver melhor o desempenho dos alunos na vida escolar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui