$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: DIRECTIVITY AND INDIRECT APPROACH IN THE EDUCATIONAL SCENARIO: A REFLEXIVE PROPOSAL ON BRAZILIAN CULTURAL TRAITS
Autor: LUCAS REZENDE ALMEIDA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 32291
Catalogação:  11/12/2017 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  PAPER
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32291@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32291@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.32291

Resumo:
This article aims to reveal the phenomenon of directivity / indirectness in the classroom scenario, starting from the social stereotype of being an indirect and cordial society (Holland, 2006). In order to achieve this objective, we work with different intercultural authors that discuss this cultural phenomenon as Peterson (2004), Lewis (2006) and Hofstede (2010), besides the concept of face developed by Goffman (1970) and his followers. Through a questionnaire answered by students from the initial and middle level of public schools in Minas Gerais, we developed a quantitative study of their reactions to the scenarios that would lead to the development directly or indirectly. We conclude that the teacher acts much more directly in the initial education than in the secondary education, while the students have a more directive attitude in both educational levels, which reveals a different position to that established by some scholars of Brazilian culture.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui