$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ESTUDO DO IMPACTO DO EL NIÑO OSCILAÇÃO SUL NA GERAÇÃO HÍDRICA NO BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAPHAEL AUGUSTO PROENCA ROSA SAAVEDRA

Colaborador(es):  ALEXANDRE STREET DE AGUIAR - Orientador
CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Coorientador
Número do Conteúdo: 32290
Catalogação:  11/12/2017 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32290@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32290@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32290

Resumo:
Usinas que utilizam recursos renováveis para produzir energia elétrica, como as grandes centrais hídricas e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), compreendem a maior parte da matriz elétrica brasileira, mas suas gerações possuem incertezas associadas a fatores hidrológicos. A descrição adequada dessas incertezas futuras é de fundamental importância para uma análise criteriosa dos riscos inerentes à produção de fontes renováveis. Dentre essas incertezas, destacamos a possibilidade de que fenômenos climáticos de larga escala, em especial o El Niño Oscilação Sul (ENOS), afetem consideravelmente a geração hídrica. Motivados por essa hipótese, utilizamos modelos GAS (Generalized Autoregressive Score) com o objetivo de estimar o impacto do ENOS na Energia Natural Afluente, que serve como indicador da capacidade de geração hídrica mensal em cada uma das regiões do Brasil. Baseado em simulações, nosso modelo indica um efeito de até 11 por cento do ENSO nas ENAs, dependendo da região brasileira analisada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui