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Título: TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICA DOCENTE: CONTEXTOS DE APROPRIAÇÃO E TRAJETÓRIAS POSSÍVEIS
Autor: GUSTAVO TARANTO MALHEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAGDA PISCHETOLA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32241
Catalogação:  05/12/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32241@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32241@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32241

Resumo:
Este trabalho buscou identificar a trajetória percorrida por professores universitários que se apropriaram de tecnologias digitais em suas práticas docentes, tendo por recorte de análise um grupo de professores de universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente apresenta-se uma revisão do conceito de apropriação e como este conceito se tangibiliza quando seu objeto são as tecnologias digitais. Em seguida, foi elaborada uma matriz de identificação no intuito de reconhecer, dentre os professores destas universidades, aqueles que se apropriaram de tecnologias digitais no contexto educativo; para tal, foram consideradas as aulas conduzidas na plataforma digital do Consórcio Cederj, partindo da premissa de que as aulas na modalidade de Educação a Distância on-line são mais propensas à integração da educação com estas tecnologias. Com estes professores identificados, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com entrevistas presenciais como instrumentos de coleta/produção de dados e análise de conteúdo para identificar suas trajetórias. Por fim, apresentaram-se relatos destes professores e concluiu-se que as trajetórias não são contínuas, mas feitas de marcos, que apontam para a evolução e a aprendizagem na relação com as tecnologias, a superação dos obstáculos existentes neste processo de apropriação e a inefabilidade, situação na qual o objeto está de tal forma apropriado, que se torna impossível descrever os caminhos desta apropriação.

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