INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DE ZERINHO A CENTRO DE REFERÊNCIA: TRADIÇÕES, MEMÓRIAS E IDENTIDADES NA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO COLÉGIO PEDRO II
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FERNANDA ALVES VENDAS

Colaborador(es):  PATRICIA COELHO DA COSTA - Orientador
Número do Conteúdo: 32238
Catalogação:  05/12/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32238@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32238@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32238

Resumo:
O tema desta dissertação são as estratégias de transmissão da tradição e da memória desenvolvidas no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II. O objetivo deste trabalho foi pesquisar e analisar práticas docentes desta natureza, utilizadas durante o processo de implantação desta etapa de ensino, em uma instituição centenária, no período compreendido entre os anos de 2012 e 2016. Para refletir o conceito de memória foram escolhidos como referências teóricas Halbwacks (1990) e Pollak (1992), ajudando na compreensão da memória enquanto uma produção coletiva e social, de inferência histórica. Benjamin (2012) ajuda a refletir a tradição enquanto um movimento histórico-cultural e em contínua reconstrução a partir de seus diferentes narradores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como fontes entrevistas semiestruturadas com a gestão e com docentes que participaram do processo, documentos institucionais e a observação do cotidiano escolar. A partir da análise foram identificadas ações pedagógicas que objetivaram a transmissão de tradições ao mesmo tempo em que se buscava a construção de uma identidade e de sentidos próprios da Educação Infantil em uma tradicional instituição de Educação Básica no Brasil.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui