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Coleção Digital
Título: DE ZERINHO A CENTRO DE REFERÊNCIA: TRADIÇÕES, MEMÓRIAS E IDENTIDADES NA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO COLÉGIO PEDRO II Autor: FERNANDA ALVES VENDAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA COELHO DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32238
Catalogação: 05/12/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32238@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32238@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32238
Resumo:
Título: DE ZERINHO A CENTRO DE REFERÊNCIA: TRADIÇÕES, MEMÓRIAS E IDENTIDADES NA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO COLÉGIO PEDRO II Autor: FERNANDA ALVES VENDAS
Nº do Conteudo: 32238
Catalogação: 05/12/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32238@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32238@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32238
Resumo:
O tema desta dissertação são as estratégias de transmissão da tradição e da memória desenvolvidas no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II. O objetivo deste trabalho foi pesquisar e analisar práticas docentes desta natureza, utilizadas durante o processo de implantação desta etapa de ensino, em uma instituição centenária, no período compreendido entre os anos de 2012 e 2016. Para refletir o conceito de memória foram escolhidos como referências teóricas Halbwacks (1990) e Pollak (1992), ajudando na compreensão da memória enquanto uma produção coletiva e social, de
inferência histórica. Benjamin (2012) ajuda a refletir a tradição enquanto um movimento histórico-cultural e em contínua reconstrução a partir de seus diferentes narradores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como fontes entrevistas semiestruturadas com a gestão e com docentes que participaram
do processo, documentos institucionais e a observação do cotidiano escolar. A partir da análise foram identificadas ações pedagógicas que objetivaram a transmissão de tradições ao mesmo tempo em que se buscava a construção de uma identidade e de sentidos próprios da Educação Infantil em uma tradicional
instituição de Educação Básica no Brasil.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |