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Título: PARA ALÉM DA TEORIA DOS ATOS DE FALA: CONTEXTO E IDEOLOGIA EM CHARGES NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TAISSA RUAS DE MEIRELLES BENITES

Colaborador(es):  ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - Orientador
Número do Conteúdo: 32220
Catalogação:  01/12/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32220@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32220@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32220

Resumo:
O presente estudo visa analisar um conjunto de interpretações de charges feitas por estudantes de PL2-E e, através da citada pesquisa qualitativa, avaliar a forma que as noções de ideologia e contexto influenciam na interpretação dos estudantes. As interpretações, de acordo com a teoria de atos de fala do autor John Austin, são atos perlocucionários. Como uma forma de expandir e tornar a análise das interpretações feitas pelos estudantes durante a pesquisa qualitativa mais confiável, a noção de contexto (Koch, 2002) e ideologia (Dijk, 1988) serão correlacionadas. Essas noções serão usadas como embasamento teórico/ guia na reflexão de como e em que medida a metodologia no ensino de PL2-E pode ser melhorada .

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