As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PARA ALÉM DA TEORIA DOS ATOS DE FALA: CONTEXTO E IDEOLOGIA EM CHARGES NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): TAISSA RUAS DE MEIRELLES BENITES
Colaborador(es): ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - Orientador
Número do Conteúdo: 32220
Catalogação: 01/12/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32220@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32220@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32220
Resumo:
Título: PARA ALÉM DA TEORIA DOS ATOS DE FALA: CONTEXTO E IDEOLOGIA EM CHARGES NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): TAISSA RUAS DE MEIRELLES BENITES
Colaborador(es): ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - Orientador
Número do Conteúdo: 32220
Catalogação: 01/12/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32220@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32220@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32220
Resumo:
O presente estudo visa analisar um conjunto de interpretações de charges feitas por estudantes de PL2-E e, através da citada pesquisa qualitativa, avaliar a forma que as noções de ideologia e contexto influenciam na interpretação dos estudantes. As interpretações, de acordo com a teoria de atos de fala do autor John Austin, são atos perlocucionários. Como uma forma de expandir e tornar a análise das interpretações feitas pelos estudantes durante a pesquisa qualitativa mais confiável, a noção de contexto (Koch, 2002) e ideologia (Dijk, 1988) serão correlacionadas. Essas noções serão usadas como embasamento teórico/ guia na reflexão de como e em que medida a metodologia no ensino de PL2-E pode ser melhorada .
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |