$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO: O OLHAR DO ESTRANGEIRO SOBRE OS BRASILEIROS A PARTIR DAS PLACAS E CARTAZES INFORMATIVOS E DE ADVERTÊNCIA
Autor: FERNANDA SILVA DE OLIVEIRA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 32204
Catalogação:  29/11/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32204@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32204@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.32204

Resumo:
Com o avanço dos sistemas de transportes e das comunicações, a tecnologia impulsionou fortemente o contato intercultural, do qual nenhuma nação, cultura ou comunidade pode ficar de fora, ocasionando assim a globalização. Graças a esse fenômeno, o território brasileiro tem vivenciado um crescimento significativo no fluxo de estrangeiros, que vêm ao Brasil por motivo de turismo, trabalho ou estudo. Ao desembarcarem, essas pessoas trazem, além de suas bagagens, diferentes crenças a respeito do país, as quais, inevitavelmente, orientam sua forma de pensar e agir em território brasileiro. Alguns estereótipos já tão disseminados de nossa cultura promovem tais práticas e conduzem a uma interpretação deturpada da cultura brasileira, resultando na ideia de que aqui é um país onde tudo é permitido. Este trabalho, portanto, se propõe a refletir como esses valores podem ser reforçados e interpretados pelos estrangeiros através das placas e cartazes, informativos e de advertência, presentes em espaços coletivos, públicos ou privados, da sociedade brasileira. Para tanto, levam-se em consideração os estudos de Peterson (2004) e Hofstede (2010), realizados no âmbito do Interculturalismo; DaMatta (1986; 1997), da Antropologia Social; e Goffman (1980), da Sociolinguística Interacional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui