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Título: PELO TREM DOS SUBÚRBIOS: DISPUTAS E SOLIDARIEDADES NA OCUPAÇÃO DO ENGENHO DE DENTRO (1870-1906)
Autor: ELAINA REIOLI CIRILO SERFATY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32190
Catalogação:  29/11/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32190@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32190@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32190

Resumo:
Essa dissertação investiga o processo de urbanização ocorrido no Engenho de Dentro entre 1870 e 1906. Ao longo desse período, cujo início marca a implantação do sistema ferroviário de trens dos subúrbios, esta localidade, até então marcadamente rural, foi incorporada à malha urbana da cidade como parte da região suburbana que se afirmava. Para parte da historiografia tal processo seria um fruto direto das obras de intervenção e remodelação da região central da cidade ocorrida no Rio de Janeiro dos primeiros anos do século XX, em perspectiva que enfatiza o papel do Estado na definição das distinções e hierarquizações espaciais que marcam o mundo urbano carioca. Problematizando tais análises, o objetivo desse trabalho é compreender como os próprios moradores do local, em sua diversidade, foram parte ativa do processo de transformação e consolidação daquele território, do qual se apropriaram de formas variadas.

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