$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: A RESISTENTE VISÃO ARISTOTÉLICA NO ENSINO DE METÁFORAS EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS
Autor: KALINE GIRAO JAMISON
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 32183
Catalogação:  28/11/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32183@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.32183

Resumo:
O ensino de língua portuguesa no Brasil baseia-se em regras gramaticais prescritas que, muitas vezes, promove um distanciamento entre a língua e a realidade do aluno. No caso do ensino da metáfora, percebe-se que na maioria das gramáticas, a abordagem de ensino ainda está estagnada numa perspectiva aristotélica, pois trata esse fenômeno apenas como um orna-mento linguístico. Contudo, estudos sobre a metáfora (LAKOFF; JOHN-SON, 1980) têm avançado nos últimos trinta anos, apresentando uma visão de que as metáforas estão no nosso sistema conceitual. Objetivamos mostrar a perspectiva pela qual fenômeno cognitivo tem sido tratado nos últimos vinte anos, em sete das principais gramáticas adotadas em escolas públicas e privadas de Fortaleza, Ceará. Constatamos que houve avanços na abordagem do ensino sobre a metáfora, porém, a perspectiva ainda está presa a moldes tradicionais, uma perspectiva dicotômica e estática, divi-dindo a linguagem em denotativa e conotativa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui