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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MONITORIA DE INGLÊS NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: UMA ANÁLISE CRÍTICO-COLABORATIVA Autor: GLEICE DE DIVITIIS
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 32177
Catalogação: 28/11/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32177@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.32177
Resumo:
Título: MONITORIA DE INGLÊS NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: UMA ANÁLISE CRÍTICO-COLABORATIVA Autor: GLEICE DE DIVITIIS
Nº do Conteudo: 32177
Catalogação: 28/11/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32177@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.32177
Resumo:
A monitoria pode ser uma oportunidade para que o aluno aperfeiçoe e compartilhe os seus conhecimentos acerca de uma determinada disciplina com seus colegas. No entanto, muitas vezes, essa prática não gera reflexão e uma transformação interna de todos os envolvidos. Nesse sentido, o presente artigo apresenta alguns resultados obtidos no programa de monitoria de Língua Inglesa, de uma faculdade localizada em um município do interior de São Paulo. A pesquisa crítica de colaboração foi aplicada, como metodologia, com o intuito de refletir criticamente acerca das atividades desenvolvidas. Nessa instituição, em particular, a monitoria de Inglês assume um papel de destaque, visto que 90 por cento dos estudantes afirmam não possuir conhecimentos prévios no idioma. A investigação está fundamentada nos pensamentos de Vygotsky (1989), Magalhães (1998, 2011, 2014), Freire (2008), Ninin (2011), Magalhães e Fidalgo (2010,2011), Oliveira e Magalhães (2011), Aguiar et al. (2014), Topping (2015), entre outros. Preliminarmente, contatou-se, após algumas discussões, um maior engajamento dos monitores no programa.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |