$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: GÊNEROS DA FAMÍLIA DOS RELATÓRIOS E DAS EXPLICAÇÕES NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA: DESAFIOS PARA O ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA
Autor: SUZANA RIBEIRO DE PAULA
FRANCIELI MATZENBACHER PINTON
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 32172
Catalogação:  28/11/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32172@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.32172

Resumo:
Este artigo tem por objetivo analisar os gêneros responsáveis pela construção do conhecimento na disciplina de Geografia do Ensino Fundamental. Para tanto, partimos dos pressupostos teóricos e metodológicos da pedagogia Learning to write, Reading to Learn (ROSE e MARTIN, 2012) e dos princípios da Linguística Sistêmico-Funcional de HALLIDAY (2004). Entendendo gêneros textuais como processos sociais orientados a um fim e desenvolvidos em fases ou etapas, foram mapeados e analisados os gêneros textuais recorrentes na disciplina em seus aspectos composicionais, léxico-gramaticais e semântico-discursivos. O universo de análise compreende o livro didático Projeto Araribá – sexto ano. O corpus está constituído da unidade 1- A Geografia e a compreensão do mundo. Os resultados apontam a recorrência de gêneros da família dos Relatórios e Explicações.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui