$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: DIÁRIOS DE MOTOCICLETA E PRIMEIRAS VIAGENS: O CINEMA E A LITERATURA NA ESCOLA
Autor: CHRISTIANE SILVEIRA BATISTA
PAULO CUSTODIO DE OLIVEIRA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 32149
Catalogação:  27/11/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32149@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.

Resumo:
Ainda são muitas as dúvidas quanto à melhor forma de utilizar a literatura e o cinema em sala de aula. Sem a pretensão de apresentar alguma fórmula milagrosa ou esgotar as possibilidades dessa combinação já conhecida por muitos, este texto sugere, a partir da obra literária Primeiras Viagens (1996) e sua adaptação fílmica Diários de Motocicleta (2004), seu uso em sala de aula com alunos dos anos finais do ensino fundamental e todo o ensino médio. As reflexões discorridas aqui buscam embasamento na proposta de letramento literário de Rildo Cosson (2006) e do uso de filmes na escola, de Marcos Napolitano (2011). Além disso, almeja-se ressaltar a relevância do trabalho com as adaptações e do professor como um mediador capaz de compreender e utilizar os novos suportes midiáticos no ensino básico, por meio de conceitos de Linda Hutcheon (2013), Célia Fernandes (2013) e Claus Cluver (1997).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui