$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: VULNERABILIDADE E RISCOS SOCIOECOLÓGICOS NO SISTEMA HIDROGRÁFICO DO RIO DO PORTINHO, REGIÃO DE GUARATIBA, NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO (RJ)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA LUCIENE DA SILVA LIMA

Colaborador(es):  ALEXANDRO SOLORZANO - Orientador
LUIZ FELIPE GUANAES REGO - Coorientador
Número do Conteúdo: 32142
Catalogação:  24/11/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32142@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32142@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32142

Resumo:
A região de Guaratiba apresenta, em sua história, períodos que marcam diferentes cenários socioecológicos. Ao longo de quase cinco séculos de ocupação e consequentes processos de transformação da paisagem, cenários ecológicos tornaram-se áreas produtivas, residenciais e de transição urbana. Essa historicidade constitui elemento-chave que permite a compreensão das vulnerabilidades locais e riscos associados. Esta pesquisa, portanto, tem como objetivo mapear e analisar vulnerabilidade e risco socioecológico na área contemplada por este estudo. Esse trabalho foi possível através da investigação da história de uso, ocupação e transformação da paisagem nessa área, da identificação de áreas vulneráveis, bem como da classificação dos riscos socioecológicos. Assim, estabeleceram-se três etapas metodológicas, nas quais foram: (1) analisados os processos históricos de uso e ocupação das terras em Guaratiba; (2) delimitadas Unidades Socioecológicas da Paisagem, com o intuito de tentar compreender os níveis atuais de heterogeneidade da área de estudo; por fim, (3) modelados e classificados os riscos sociecológicos. Essa análise levou ao entendimento de uma classificação socioecológica dos riscos, reconhecendo que tais eventos só podem ser compreendidos a partir da presença humana perante a pertinência de eventos que possam ferir os grupos expostos. Como resultado da análise espacial, quatro das seis unidades socioecológicas da paisagem apresentaram locais com tendência a riscos: USEP 2, USEP 4, USEP 5 e USEP 6. Tais áreas sugerem riscos socioecológicos do tipo físico relacionados a dinâmicas geomorfológicas e de enchentes, e saúde ambiental devido a dinâmicas de enchentes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui