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Título: ÁGUAS DA DISCÓRDIA: AS REPRESENTAÇÕES DA HIDROELETRICIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
Autor: FABIO JOSE DA SILVA NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32135
Catalogação:  24/11/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32135@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32135@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32135

Resumo:
Essa pesquisa analisa as abordagens mais presentes sobre a hidroeletricidade em livros didáticos atuais de Geografia, referendados pelo Ministério da Educação para o Ensino Médio. Para esse fim, foram selecionadas as seguintes obras: Magnoli (2012); Araújo et al. (2015); Moreira e Sene (2012); Lozano et al. (2012). Neles são identificados discursos sobre os usos e apropriações das águas de bacias hidrográficas, em particular na Amazônia. Também reconhece a pluratividade dos usos em ambientes de bacia, como realidade na dinâmica regional amazônica concernente à relação território-territórios (Haesbaert, 2010) e indica quais fontes geradoras de eletricidade são apontadas como as mais promissoras substitutas da hidroeletricidade. O início das investigações é destinado às pesquisas telematizada (Yin, 2005) e documental, ambas concatenadas à revisão de literatura. Foram realizadas entrevistas por pautas com docentes da rede pública do Maranhão e Pará, áreas historicamente influenciadas pela edificação de grandes barramentos fluviais. Esses procedimentos forneceram subsídios voltados à indicação de oportunidades de aperfeiçoamento dos impressos didáticos examinados, no encerramento das discussões.

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