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Título: DESIGN INFORMACIONAL E IDOSOS: O DISCURSO DAS EMBALAGENS INDIVIDUAIS DE BEBIDAS LÁCTEAS
Autor: ALINE RODRIGUES BOTELHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32000
Catalogação:  14/11/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32000@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32000@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32000@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32000

Resumo:
Quando houve a necessidade de armazenar e transportar produtos, industrializados ou não, surgiu a embalagem, que passou a ser vista como um produto além do produto, com direito a fábricas próprias, pesquisa de mercado, indagações tecnológicas, dentre outros critérios antes presentes apenas no que se pode chamar de produto principal. Atualmente os projetos concernentes, por um lado, constituem parte do vasto campo de atuação multidisciplinar; por outro, demandam conhecimentos e habilidades diversificadas de design e de outras áreas, para garantia da integridade e conservação dos produtos, relativamente à sua armazenagem e exposição nos pontos de venda. Embora seja um componente essencial de custo, que integra o valor físico tangível do produto, a embalagem cumpre, também, uma função de comunicação/informação, como elemento fundamental da imagem e do valor percebido do produto, ultrapassando muitas vezes o seu valor real. A embalagem é o principal elo entre consumidor, produto e marca; é intermediação e, principalmente, informação. A articulação das exigências às funções que ela assume para garantir a relação afetiva com seu conteúdo se expressa numa estratégia do design da informação. Dessa forma, considerando que o entendimento do design se assenta no raciocínio de uma amplitude transversal e multidisciplinar, esta tese, sob as especificações de uma metodologia qualitativa exploratória, apresenta um estudo das representações textuais ou ilustrativas estampadas em embalagens, que se propõem a comunicar e informar dados sobre os produtos nelas contidos e gerenciar significados inseridos num universo cultural de consumo. Os pressupostos teóricos que embasam o desenvolvimento da pesquisa em relato estão pautados nos princípios semióticos das funções estética, simbólica e prática do design, e na análise do discurso. Tomou-se, para análise e discussão, a embalagem de produtos originários do leite, adicionados de frutas, que comportasse porções individuais voltadas a atender novos nichos do mercado, indivíduos que moram sozinhos, sobremaneira os idosos. Foram identificados os aspectos que configuram a interdiscursividade e a intertextualidade da comunicação dessas embalagens, na dimensão cultural de consumo em que vivemos. As questões de credibilidade apresentadas nas informações sobre os produtos, para os quais se almejava uma implicação válida e significativa, foram levantadas, analisadas e sistematizadas. Tais aspectos consistem em proposições orientadoras para o projetar de embalagens como formas que, hoje mais do que nunca, melhor falem a língua das pessoas a quem os produtos se destinam.

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