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Título: O DESENVOLVIMENTO DA TEMPORALIDADE NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE OS MATERIAIS E RECURSOS PEDAGÓGICOS
Autor: RENATA MAIA CORDEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ZENA WINONA EISENBERG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 31996
Catalogação:  14/11/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31996@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31996@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31996

Resumo:
Este estudo propõe uma análise sobre quais práticas pedagógicas e recursos estão sendo utilizados nas salas de atividades da Educação Infantil na construção de noções temporais pelas crianças. Tem como objetivo investigar os materiais didáticos que favorecem o desenvolvimento da temporalidade pela criança na sala de atividades. Assim, é tomado como objeto de estudo o ambiente escolar e os materiais didáticos relativos à construção das perspectivas temporais das crianças da Educação Infantil de escolas públicas do município do Rio de Janeiro. Considerando que o tempo é uma criação humana, podemos constatar que a reversibilidade temporal é uma construção (PIAGET, 2002), e que as crianças não nascem com perspectivas temporais prontas, mas estas devem ser apresentadas e formadas ao longo de suas vidas. E a escola, nesse contexto, possui um papel essencial. Através da observação das salas de atividades, dos recursos e materiais didáticos presentes nas unidades de Educação Infantil e da entrevista com as/os professores, este estudo adentrou no universo da construção das noções temporais, considerada elemento principal para a compreensão da organização espaço-temporal do mundo em que vivemos e da causalidade histórica. Concluímos que ainda são escassos os materiais e as atividades voltadas para o desenvolvimento temporal, entretanto quando há um trabalho mediado e consciente do educador, as crianças realizam inferências, apresentam uma linguagem temporal mais adequada e conseguem estabelecer ordenações (ideia de sequência), e relações entre o antes e o depois, ou entre o passado e o presente.

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