INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: MATRIZ DE PORTFÓLIO DE COMPRAS: UMA METODOLOGIA BASEADA NOS CONCEITOS DE AHP E TCO E A SUA APLICAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): THIAGO GARCIA SARDINHA

Colaborador(es):  LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador
Número do Conteúdo: 31933
Catalogação:  07/11/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31933@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31933@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31933

Resumo:
A gestão do processo de compras ganhou grande importância recentemente, tornando-se hoje um elemento essencial para as organizações empresarias. Essa gestão é um processo complexo e customizado, devido à enorme variedade de produtos e serviços comprados atualmente por uma organização. Portanto, essas empresas precisam de uma ferramenta para agrupar seus bens adquiridos de forma que se possa utilizar a mesma estratégia de compra para todos os grupos de itens com características similares. Neste sentido, muitas organizações vêm utilizando as matrizes de portfólio para ajudá-las a identificar não só o tipo de estratégia que deve ser adotada na aquisição de seus itens, mas também a profundidade da relação com o fornecedor desses itens (e.g. desenvolver ou não uma aliança estratégica). Apesar da crescente utilização dessas matrizes, a literatura ainda carece de ferramentas para ajudar as organizações a inserir seus produtos e serviços de compras em suas matrizes. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo oferecer uma metodologia de elaboração de matrizes de portfólios que permita definir o que impacto no lucro e risco de suprimento (eixos da matriz) realmente significam e como uma organização pode mensurar essas dimensões. No intuito de verificar a viabilidade prática de sua aplicação, essa metodologia contou com uma ferramenta de apoio à decisão, o Processo de Análise Hierárquica – AHP, e com o Custo Total de Propriedade – TCO. A metodologia foi aplicada com sucesso em uma empresa de mídia ao longo do segundo semestre de 2008.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui