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Título: APLICAÇÃO DO CICLO OTTO E DO CICLO ATKINSON EM UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA ROTATIVO COM TAXA DE COMPRESSÃO VARIÁVEL
Autor: LEONARDO PEDREIRA PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
ALEXANDRE ZUQUETE GUARATO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 31925
Catalogação:  07/11/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31925@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31925@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31925

Resumo:
No contexto atual, torna-se necessária uma mudança tecnológica que diminua as emissões e ainda tendo um bom aproveitamento energético. O motor alternativo a pistão até o momento é o tipo de máquina térmica mais utilizada para o setor automotivo. Os motores do tipo Wankel, apesar de apresentarem volumes e pesos menores, não apresentam bons resultados no rendimento energético e nos níveis de poluição. Com essa situação, é necessário o desenvolvimento de um motor rotativo que varie a relação de compressão e consequentemente tenha a capacidade de se adequar aos diferentes tipos de combustíveis para que se tenha uma boa eficiência e diminuição das emissões de poluentes na atmosfera. Este projeto de graduação é sobre o Motor Rotativo Kopelrot, inventado por Hugo Júlio Kopelowicz. Este projeto teve dois ano de duração e foi realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com a participação de alunos de iniciação científica sob orientação do Pós-doutorado Alexandre Zuquete Guarato e do professor Sérgio Leal Braga. O motor Kopelrot é um motor rotativo no estilo cat-and-mouse e considerado inovador porque possui a possibilidade de ter a sua taxa de compressão variável e assim podendo utilizar diversos combustíveis com um rendimento energético melhor do que os motores Flex, visto que esses possuem uma taxa intermediária entre o etanol e a gasolina. Este motor também permite ao usuário escolher entre uma maior potência através do uso do ciclo Otto ou um melhor rendimento energético através do ciclo Atkinson/Miller o que o torna ainda mais inovador. O processo possui uma fase de projeto e dimensionamento, uma fase de fabricação e uma fase de testes e validação. Neste documento serão apresentados os principais mecanismos do motor, seu projeto e seu funcionamento através de simulações numéricas e em 3D, realizadas para que então a fabricação das peças pudesse ser iniciada e logo depois dar início a montagem.

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