$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: APLICAÇÃO DA INTERNET DAS COISAS NA PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS: ESTUDO DE CASO DA PREVISÃO DE ENCHENTES E DESLIZAMENTOS NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANDRE ROHLOFF ROQUETTE
PATRICK OSSIAN FABIANO COSTA

Colaborador(es):  LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador
Número do Conteúdo: 31854
Catalogação:  26/10/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31854@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31854

Resumo:
Nos últimos anos, o aumento expressivo de objetos inteligentes, com capacidade de comunicação, processamento e monitoramento, posiciona a Internet das Coisas (IoT) como um novo paradigma tecnológico. De modo geral, essa tecnologia refere-se à interconexão em rede de objetos cotidianos, com finalidade de proporcionar uma infraestrutura de TI, assegurando uma comunicação segura e confiável. A partir da criação de um ambiente digital e remoto, a IoT promove a interação entre usuários e dispositivos, através da conexão com a internet. Reconhecida como uma das tendências mais promissoras da tecnologia para o futuro, a Internet das Coisas vem ganhando atenção de uma ampla gama de indústrias e instituições educacionais. Um dos setores de aplicação da IoT que merece ser considerado é o serviço público. O crescimento acentuado da população, aliado ao uso indevido de recursos disponíveis na natureza e a ocupação desordenada do espaço urbano, eleva os riscos de tragédias em casos de desastres naturais, como deslizamentos de terra e enchentes. A utilização da tecnologia pode e deve assumir papel fundamental para prevenir, ou evitar ao máximo, que vidas sejam perdidas e famílias sejam destruídas precocemente. Deste modo, este trabalho tem como objetivos, primeiramente, construir uma base teórica a respeito da Internet das Coisas, apresentando as áreas de aplicação, os principais protocolos, padrões e plataformas, assim como os possíveis impactos no emprego que essa tecnologia pode causar, e, posteriormente, mostrar a aplicabilidade da Internet das Coisas para prever desastres naturais através de um estudo de caso no município de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, causados por deslizamentos de encostas e enchentes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui