$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: INOVAÇÃO DE PRODUTOS E PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LARA RODRIGUES SILVA

Colaborador(es):  LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador
Número do Conteúdo: 31845
Catalogação:  25/10/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31845@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31845

Resumo:
A inovação se tornou um tema amplamente abordado na literatura, pois constitui uma importante vantagem competitiva para as empresas. A maior parte dos estudos, entretanto, foca em empresas de grande porte com processos de desenvolvimento de novos produtos bem estruturados, o que não reflete a realidade das companhias brasileiras. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo estudar a inovação em uma empresa de médio porte do setor de equipamentos médico-hospitalares. Esse setor é marcado pela disparidade entre o sistema público e privado, intensa fiscalização e tradicionalismo, fatores que podem se tornar empecilhos no processo de inovação, uma vez que o tornam mais complexo, caro e demorado. Além disso, a atuação de multinacionais, líderes do segmento, é uma barreira de entrada significativa para as pequenas e médias empresas nacionais, que fornecem produtos alternativos de menor custo. Ainda assim, a empresa analisada alcançou níveis relevantes de inovação. A inovação de produto predomina, porém é possível identificar inovações de serviços e processos. Em sua maioria, são inovações incrementais avançadas ou imitações, característica típica de países subdesenvolvidos. Foi percebido também que o processo de inovação ocorre baseado nas tendências do mercado – e, não, pela geração de novos conhecimentos científicos e tecnológicos – e que as relações com usuários, fornecedores, incubadoras e agências de fomento tiveram papel relevante no desenvolvimento do mesmo e da empresa. Os objetivos do trabalho serão atingidos através de um estudo de caso único, cuja coleta de dados foi baseada em fontes documentais e em entrevistas semi-estruturadas com funcionários da empresa. Para analisar as evidências obtidas foi utilizada a estratégia de comparação com o referencial teórico.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui