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Título: A INFORMAÇÃO SOBRE QUALIDADE DAS ESCOLAS AFETA RESULTADOS ELEITORAIS?: RESULTADOS DO BRASIL
Autor: MARINA VILLAS BOAS DIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 31799
Catalogação:  20/10/2017 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31799@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31799@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31799

Resumo:
Esse artigo examine se eleitores reagem a informação sobre a qualidade dos serviços públicos. Exploramos um experimento natural no Brasil, no qual divulgou-se uma medida objetiva de qualidade para algumas escolas públicas, mas não outras. Isso cria variação na quantidade de informação disponível dentro de um município. Para explorar essa variação, olhamos para locais de votação localizados em escolas municipais e comparamos resultados eleitorais em eleições municipais em grupos de eleitores informados e não informados, antes e depois da divulgação de informação. Os resultados indicam que, quando os eleitores recebem boas notícias, o apoio pelo incumbente aumenta. Para as escolas com pior desempenho em nossa amostra, divulgar informação sobre qualidade das escolas leva a uma redução na proporção de votos recebida pelo prefeito incumbente concorrendo a reeleição. Esses efeitos são maiores em municípios com menor cobertura de mídia local. Não há heterogeneidades interessantes com relação a escolaridade dos eleitores.

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