$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE FILAS EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO ATRAVÉS DE UM MODELO DE SIMULAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FERNANDO ARGOLO DORNELES
JONATHAN NOBREGA F DE M MARINHO

Colaborador(es):  ROBERTO CINTRA MARTINS - Orientador
Número do Conteúdo: 31739
Catalogação:  11/10/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31739@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31739

Resumo:
Este trabalho contempla um estudo para compreender o funcionamento e sugerir possíveis melhorias no sistema de filas dos caminhões do centro de distribuição do E-Commerce do Wal-Mart, uma rede de lojas com uma vasta seleção de alimentos, roupas, utensílios domésticos e eletrônicos. Localizado em Betim, no estado de Minas Gerais, está posicionado estrategicamente para atender o estado e parte da região sudeste. O centro de distribuição passa por dois grandes problemas em relação à operação. O primeiro diz respeito à ociosidade de suas docas, que durante grande parte do ano ficam inutilizadas devido à baixa demanda por produtos. O segundo problema está relacionado à fila gerada com a chegada dos caminhões no local. Assim, faz-se necessário o entendimento da complexidade do sistema para que a excelência operacional seja alcançada. Para isso, deve-se obter controle e eficácia nos processos de movimentação de produtos, a fim de melhorar a qualidade do atendimento e reduzir possíveis custos. Inicialmente, foi abordada uma contextualização do assunto, reportando a evolução das vendas realizadas através da internet (e-commerce), o surgimento dos centros de distribuição e a importância da criação de sistemas eficientes para atender os clientes. Em paralelo, foi realizado um estudo detalhado sobre a Teoria das Filas para que pudesse ser aplicado ao objeto de estudo analisado. Dados sobre os caminhões no centro de distribuição de Betim foram coletados ao longo de três meses e em seguida realizou-se o tratamento desses dados para evitar possíveis desvios na análise. Através deste material, que serviu de base para a construção do modelo, foi possível estabelecer premissas e definir parâmetros necessários para a simulação. Com auxílio do software Arena, foi possível obter as distribuições de probabilidade que melhor se adequam para as variáveis estudadas. A análise foi feita através de algumas simulações, com o objetivo de investigar diferentes cenários que poderiam trazer melhorias para o funcionamento do centro de distribuição. Primeiro, foi simulado o caso que representa a realidade do centro de distribuição atualmente, e outros cenários foram investigados, alterando a quantidade de servidores no processo de atendimento. Desta forma, tornou-se possível a comparação de indicadores operacionais, propondo melhorias no sistema com a escolha de um cenário simulado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui