$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ABORDAGENS E MODELOS PARA SÉRIES HIERÁRQUICAS APLICADOS A UMA EMPRESA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DOUGLAS FERNANDES ROCHA
ISABELLE SIQUEIRA MAFRA

Colaborador(es):  FERNANDO LUIZ CYRINO OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 31736
Catalogação:  11/10/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31736@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31736

Resumo:
Atualmente, a indústria farmacêutica no Brasil tem um mercado em crescente competição e com inúmeras mudanças acontecendo em sua estrutura, por isso, as empresas precisam responder com eficiência às mudanças constantes na demanda. Este trabalho tem como objetivo comparar as abordagens de previsão hierárquica Top-Down e Bottom-Up, aplicadas às séries temporais de uma empresa da indústria farmacêutica. As modelagens foram realizadas através do software Forecast Pro for Windows (FPW), com dados mensais da empresa de janeiro de 2012 até janeiro de 2016. As categorias de produtos abordadas são: Oral Care, Skin Health e Wellness. Foram analisados quatro modelos de previsão de demanda: Amortecimento Exponencial Simples, Método de Holt, Método de Holt-Winters com Sazonalidade Aditiva e Método de Holt-Winters com Sazonalidade Multiplicativa. A partir das métricas de avaliação, Mean Absolute Percentual Error (MAPE) e Bayesian Information Criterion (BIC), foi estabelecido o melhor método para cada categoria. Como resultado do trabalho, a abordagem Bottom-Up foi a que apresentou melhor desempenho e ao fazer uma análise comparativa entre softwares, o FPW forneceu melhor acurácia que o atual software utilizado pela empresa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui