$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: ADULTO E CRIANÇA CONSTRUINDO HISTÓRIAS CONJUNTAMENTE FORMAS DE ASSISTÊNCIA
Autor: SONIA LORETO DE MIRANDA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 3171
Catalogação:  28/11/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3171@1

Resumo:
Na prática fonoaudiológica, baseio-me na abordagem interacionista da linguagem, em que a interação social tem importante papel no desenvolvimento da linguagem. Investiguei a interação adulto-criança numa situação de produção de história, em que analisei formas de assistência do adulto, auxiliando a criança a construir uma história compreensiva. Os sujeitos do estudo foram três professoras e nove crianças que formam pares: cada professora interagiu com três crianças de três, quatro e cinco anos. A situação experimental consistiu em propor à professora que levasse a criança a contar uma história acerca de um cenário de zoológico, intervindo quando achasse necessário. Foram analisadas as intervenções verbais das professoras, caracterizando três níveis de contribuição. Os resultados mostraram que as professoras atuavam como co-autoras da cadeia narrativa com crianças de três anos. Com as de quatro anos, as professoras realizavam constantes indagações, compondo a cadeia narrativa com as respostas das crianças. Com as mais velhas, as professoras escutavam atentamente e realizavam questões para as crianças elaborarem histórias mais complexas. Constata-se que o adulto atuou como organizador da cadeia narrativa no processo dialógico, adaptando seu discurso de acordo com as habilidades da criança. Como fonoaudióloga, compreendo que desenvolver linguagem é uma construção interpessoal, em que o adulto reconhece as reais habilidades discursivas da criança para promover novas, através do diálogo colaborador.

Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui