INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: IMPACTO DA SUSTENTABILIDADE NO DESEMPENHO OPERACIONAL DA MANUFATURA: UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RENATA BIANCHINI MAGON

Colaborador(es):  ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador
RUI MANUEL SOUCASAUX MENESES E SOUSA - Coorientador
Número do Conteúdo: 31701
Catalogação:  09/10/2017 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31701@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31701@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31701

Resumo:
Dado o surgimento de uma nova ordem econômica, as empresas em todo o mundo perceberam que precisam estar comprometidas com a sustentabilidade. As pressões externas vão desde o governo, com a criação de regulamentações socioambientais, até os empregados e a sociedade - mídia, ONGs e clientes - que estão cada vez mais conectados, atentos e exigentes a essas questões. Empresas sustentáveis devem satisfazer as necessidades do presente (gerar lucro) sem comprometer o futuro (respeitando o meio ambiente e os preceitos de responsabilidade social). A indústria de manufatura, foco dessa dissertação, tem muito a contribuir para a sustentabilidade, pois impacta socio-economico-ambientalmente os locais onde opera, de forma significativa. Geração de gases de efeito estufa e de resíduos tóxicos estão entre os grandes vilões, mas não se limitando a eles. No âmbito interno, as empresas necessitam absorver o conceito de sustentabilidade no seu processo de produção, a partir de práticas de gestão ambiental relacionadas, por exemplo, à otimização do uso dos recursos ambientais (ex. reuso de água e utilização de energias alternativas), à redução de gases poluentes e às alternativas para descarte de resíduos; assim como às práticas de gestão social tais como medidas para aumentar saúde e segurança no ambiente de trabalho e criação de programas ligados ao bem estar dos funcionários. As ações, porém, devem ser ampliadas para toda a cadeia do processo e devem ser adotadas medidas colaborativas com os fornecedores para que sejam comprometidos e também responsáveis. No entanto, para a empresa se tornar sustentável, investimentos adicionais e aumento de custos são necessários para incluir em sua estrutura pessoal e processos responsáveis pelo incremento da sustentabilidade, seja ela econômica, social ou relacionada ao meio ambiente, o chamado triple bottom line, em inglês.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui