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Título: ANÁLISE ECONÔMICA DA CONCESSÃO DE AEROPORTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE GUARULHOS E VIRACOPOS
Autor: BEATRIZ BALBI DAUZACKER
PEDRO NIGRO NOVELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FRANCES FISCHBERG BLANK - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 31674
Catalogação:  06/10/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31674@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31674

Resumo:
De forma a entender o motivo pelo qual foram ofertados valores muito superiores aos valores mínimos exigidos nos leilões dos Aeroportos de Guarulhos e Viracopos, cedidos à iniciativa privada através do pacote de concessões de 2011, este trabalho apresenta, de forma quantitativa, os estudos de análise econômica destas concessões, bem como uma avaliação atual das operações. A partir da comparação entre os valores previstos e realizados para os últimos anos das principais contas pertencentes do fluxo de caixa de uma operação aeroportuária, as projeções feitas em 2011 foram atualizadas. Utilizando o conceito de Fluxo de Caixa Descontado, este trabalho apresenta uma nova estimação dos Valores Presentes Líquidos dos aeroportos, que a princípio deveriam refletir os valores pagos pelas concessionárias, bem como análises de sensibilidade sobre o modelo adotado. Através dos resultados obtidos fica claro que os lances das concessionárias pressupõem uma avaliação superestimada da operação. A partir de análise de sensibilidade realizada sobre algumas variáveis, foram avaliados os motivos pelos quais as expectativas iniciais das concessionárias, até então, não foram atendidas.

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