$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: PROCESSOS METALINGUÍSTICOS E METACOGNITIVOS NA COMPREENSÃO DA LEITURA
Autor: MARIGIA ANA DE MOURA VIANA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 3165
Catalogação:  26/11/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3165@1

Resumo:
As ações lingüísticas se sucedem a partir de uma referência contextual (o contexto situacional e o contexto informacional) que define as condições para a realização da ação verbal e determinam a forma da estrutura sintática. Ao mesmo tempo, a organização da fala está associada a processos cognitivos (memória, limitações de ordem emocional, conhecimento de mundo do falante, experiências anteriores, entre outros) que, sabemos, atuam no desempenho do falante. Assim como a fala, a leitura constitui uma atividade com características individuais em que fatores lingüísticos (processos metalingüísticos) e extralingüísticos (processos metacognitivos) desempenham papel decisivo para a compreensão. A compreensão constitui, portanto, um processamento tanto metalingüístico quanto metacognitivo.

Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui