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Coleção Digital
Título: PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE, LAZER E CULTURA QUE TRABALHAM COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA Autor: CLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 31588
Catalogação: 29/09/2017 Liberação: 02/10/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31588@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31588@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31588
Resumo:
Título: PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE, LAZER E CULTURA QUE TRABALHAM COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA Autor: CLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS
Nº do Conteudo: 31588
Catalogação: 29/09/2017 Liberação: 02/10/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31588@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31588@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31588
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo identificar e compreender as concepções de infância existentes numa instituição situada na Região Norte do Brasil, em meio à complexidade de suas ações nas áreas de cultura, lazer, saúde e educação. O estudo foi realizado a partir de observações das interações entre os adultos (das áreas de saúde, lazer, cultura e educação) e as crianças (da Educação Infantil). Tomando como base a perspectiva de criança enquanto ser da cultura de Lev. S. Vygotsky e Walter Benjamin e a concepção de linguagem de Mikhail Bakhtin, as análises aqui presentes também foram fruto de diálogos com pesquisas realizadas sobre a criança e suas relações com adultos em espaços educacionais. No primeiro capítulo são apresentados os caminhos tomados para a pesquisa, a concepção de infância que balizou todo o trabalho e a instituição, na qual foi realizado o estudo, e suas fronteiras. O segundo capítulo trata das concepções de infância, tendo como ponto de partida os espaços e suas organizações, e a ação e o olhar dos adultos sobre as crianças, além de suas próprias infâncias. E, finalmente, no terceiro capítulo, as crianças ganham lugar e voz para nos dizer o que é ser criança e o que é ser adulto. Este trabalho, ao identificar diferentes concepções de infância e tecer conclusões a respeito das infâncias dos adultos e seus olhares sobre as crianças, aponta para a necessidade de discussões sobre a infância na referida instituição, bem como para aspectos que possam contribuir para a reflexão de práticas de adultos que trabalham com a Educação Infantil.
Descrição | Arquivo |
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |