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Título: DIMENSIONAMENTO DOS TROCADORES DE CALOR DE UM SISTEMA CONDICIONADOR DE AR PARA ÔNIBUS COM BAIXO IMPACTO AMBIENTAL
Autor: VERONICA DA ROCHA WEAVER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 31550
Catalogação:  25/09/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31550@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31550@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31550

Resumo:
O presente trabalho propõe um sistema condicionador de ar para um ônibus urbano implementando um refrigerante de quarta geração, HFO-1234yf como substituto para o R-134a. É proposta uma nova configuração do sistema, em virtude da leve flamabilidade do novo refrigerante, para garantir a segurança do motorista e passageiros. A configuração proposta é de um sistema de refrigeração indireto, na qual o ciclo primário ou o ciclo de compressão de vapor, onde circula o refrigerante, é confinado ao compartimento do motor, e é estudada a implementação de nanofluidos para o loop secundário.A partir de pesquisas na literatura, e com auxílio do software Engineering Equation Solver, foi realizado o dimensionamento dos trocadores de calor do sistema proposto.

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