$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: O DEUS QUE PODE AINDA NOS SALVAR
Autor: RONALDO PELLI JUNIOR
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 31543
Catalogação:  25/09/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31543@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.31543

Resumo:
A entrevista com o filósofo alemão Martin Heidegger publicada em Der Spiegel após sua morte tem um título que extrapolou as páginas da revista alemã: Só um deus pode ainda nos salvar. A enigmática frase é dita neste testamento intelectual dentro da discussão da técnica moderna. Tal tema se transforma em uma das mais importantes questões heideggerianas, se não a mais, para o pensamento filosófico que ele desenvolve após a Segunda Guerra Mundial. O objetivo deste trabalho é tentar, em primeiro lugar, contextualizar a célebre sentença, traçando os limites para como ela pode ser pensada. Em seguida, observar como deus também é afetado pelas requisições históricas da técnica, para, ao fim, sugerir como a noção de sagrado, região ontológica do divino, pode apontar novas possibilidades dentro do modo de ser contemporâneo. A investigação vai tentar mostrar que apenas um deus que não participe da razão calculadora da técnica nos poderia indicar outros caminhos históricos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui