$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ESTUDO NUMÉRICO DO EFEITO DE ESTENOSE CORONARIANA NO FLUXO SANGUÍNEO
Autor: EDUARDO GONCALVES DE O VIANNA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANGELA OURIVIO NIECKELE - ORIENTADOR
BRUNO ALVARES DE AZEVEDO GOMES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 31500
Catalogação:  20/09/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31500@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31500@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31500

Resumo:
A estenose coronariana provoca alterações no fluxo sanguíneo que participa do processo patológico da doença aterosclerótica. A utilização da dinâmica dos fluidos computacional tem se tornado uma forte ferramenta para auxiliar no diagnóstico de aterosclerose coronariana, evitando que exames mais intrusivos sejam realizados nos pacientes. No presente trabalho determinou-se numericamente o campo de velocidade e pressão em um trecho de uma coronária, utilizando o software comercial Fluent. Investigou-se a possível alteração no padrão do escoamento devido a diversos níveis de lesões nas artérias coronárias. Determinou-se a tensão cisalhante na parede endotelial da artéria coronariana e da queda de pressão entre antes e após a obstrução. Bons resultados foram obtidos ao comparar com dados experimentais. A partir dos resultados do padrão de queda de pressão em relação ao nível de estenose, foi possível a criação de uma equação de quarta ordem para o cálculo do FFR (Fractional Flow Reserve) a partir da redução de área causada pela estenose coronariana.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui