INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ESTUDO DE ESCOAMENTOS TURBULENTOS ATRAVÉS DA TÉCNICA DE VELOCIMETRIA HOLOGRÁFICA (HOLOPIV)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CESAR SEQUEIRA DA ROCHA MIRANDA

Colaborador(es):  LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Orientador
JULIANA KUHLMANN ABRANTES - Coorientador
Número do Conteúdo: 31473
Catalogação:  19/09/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31473@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31473@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31473

Resumo:
O presente trabalho visa contribuir em algumas etapas do desenvolvimento e validação – em um escoamento turbulento de canal - uma técnica ótica avançada para medir campos de velocidade tridimensionais, a Velocimetria por Imagem de Partículas Holográfica Digital (HoloPIV), ainda pouco utilizada. Partículas são adicionadas ao escoamento apenas na proximidade do volume de medição, sendo iluminadas por um feixe de laser. O padrão de interferência gerado por difração da luz coerente é denominado um holograma, e pode ser reconstruído numericamente a posteriori, recuperando a informação volumétrica do conjunto de partículas e suas coordenadas tridimensionais. A partir de pares de volumes reconstruídos, é possível calcular campos 3D de velocidade, representativos das estruturas e mecanismos físicos presentes naquela região do escoamento. O estudo e desenvolvimento dessa técnica visa, como objetivo final do projeto como um todo, melhor compreender e possivelmente aperfeiçoar novos métodos de redução de arraste em escoamentos turbulentos, com grande aplicabilidade não só na área da pesquisa, mas também na indústria. Grande parte do foco do trabalho apresentado a seguir é na otimização do processo de injeção local de partículas visualizadoras, de maneira a obter volumes reconstruídos - e, consequentemente, campos de velocidade - com a maior qualidade possível.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui