$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS DE SENSORIAMENTO REMOTO USANDO SVM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAPHAEL BELO DA SILVA MELONI

Colaborador(es):  RUY LUIZ MILIDIU - Orientador
Número do Conteúdo: 31439
Catalogação:  14/09/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31439@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31439@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31439

Resumo:
Classificação de imagens é o processo de extração de informação em imagens digitais para reconhecimento de padrões e objetos homogêneos, que em sensoriamento remoto propõe-se a encontrar padrões entre os pixels pertencentes a uma imagem digital e áreas da superfície terrestre, para uma análise posterior por um especialista. Nesta dissertação, utilizamos a metodologia de aprendizado de máquina support vector machines para o problema de classificação de imagens, devido a possibilidade de trabalhar com grande quantidades de características. Construímos classificadores para o problema, utilizando imagens distintas que contém as informações de espaços de cores RGB e HSB, dos valores altimétricos e do canal infravermelho de uma região. Os valores de relevo ou altimétricos contribuíram de forma excelente nos resultados, uma vez que esses valores são características fundamentais de uma região e os mesmos não tinham sido analisados em classificação de imagens de sensoriamento remoto. Destacamos o resultado final, do problema de classificação de imagens, para o problema de identificação de piscinas com vizinhança dois. Os resultados obtidos são 99 por cento de acurácia, 100 por cento de precisão, 93,75 por cento de recall, 96,77 por cento de F-Score e 96,18 por cento de índice Kappa.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui