$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE DE UMA AMOSTRA DE ESCOLARES NO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA ESCALA MULTIDIMENSIONAL DE ANSIEDADE PARA CRIANÇAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RENATA RIBEIRO ALVES BARBOZA VIANNA

Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
Número do Conteúdo: 31428
Catalogação:  13/09/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31428@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31428@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31428

Resumo:
Introdução: Transtornos de ansiedade representam uma das mais comuns e debilitantes formas de psicopatologia na infância e adolescência. O desenvolvimento de instrumentos psicométricos voltados para a identificação de sintomas ansiosos precocemente pode se configurar em um interessante investimento na prevenção de prognósticos desfavoráveis ao longo do tempo. Objetivo: Avaliar o nível de ansiedade em crianças e adolescentes do Rio de Janeiro. Método: A escala MASC-VB foi aplicada juntamente com a escala RCMAS e o CDI em uma amostra composta por 317 sujeitos, com idades entre 8 e 16 anos, sendo 48 pacientes ambulatoriais e 269 estudantes, moradores da Rocinha e de outras localidades. Resultados: A escala mostrou características satisfatórias de consistência interna, validade discriminante, validade convergente e validade de critério. Os resultados apresentados são compatíveis com os obtidos no estudo de validação da escala no Brasil e com os estudos realizados com a versão original. Foram observados escores elevados de ansiedade em crianças e adolescentes moradores da Rocinha, compatíveis ou superiores aos encontrados na amostra de pacientes ambulatórias. Conclusão: A MASC é uma das escalas mais difundidas mundialmente para avaliar a presença de sintomas de ansiedade em crianças e adolescentes. Os dados obtidos com este estudo confirmam o bom desempenho psicométrico da escala para uso na população brasileira. Novos estudos se fazem necessários para melhor explicar os níveis elevados de ansiedade identificados na população geral, em especial na amostra extraída da Rocinha.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui