INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CARACTERIZAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA, MINERALÓGICA E MICROMORFOLÓGICA DO SOLO MOLE DO PORTO DE SANTANA, NO AMAPÁ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ELAINE CRISTINA GOMES BARRETO

Colaborador(es):  ALBERTO DE SAMPAIO FERRAZ JARDIM SAYAO - Orientador
SANDRO SALVADOR SANDRONI - Coorientador
Número do Conteúdo: 31416
Catalogação:  12/09/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31416@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31416@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31416

Resumo:
Um grande movimento de massa do tipo deslizamento seguido de fluxo de solo, ocorrido em 28 de março de 2013 no Porto de Santana, na região da foz do Rio Amazonas, no Amapá, motivou o estudo das características do solo local, cujo comportamento na ruptura foi semelhante ao dos solos sensíveis da Escandinávia e do leste do Canadá, deslocando-se como um fluido-viscoso e alcançando grandes distâncias no fundo do rio. Para procurar entender o comportamento do material, o presente trabalho propôs extenso programa experimental objetivando a caracterização física, química, mineralógica e micromorfológica do material. Resultados de ensaios de campo relativos às amostras de solo estudadas são apresentados e os métodos de classificação de solos sensíveis, estabelecidos no meio geotécnico, são discutidos sobre sua eficiência. O trabalho apresenta resultados de ensaios físicos, incluindo ensaios de sensibilidade com cone sueco e ensaios de caracterização geotécnica convencional de laboratório; ensaios químicos de composição dos grãos, de capacidade de troca catiônica, pH e porcentagem de matéria orgânica; de composição iônica, condutividade elétrica e salinidade da água dos poros do solo; ensaios mineralógicos de difração de raios X; e ensaios de visualização da micromorfologia dos solos com microscopia eletrônica de varredura e detector de dispersão de energia. Os resultados obtidos permitiram identificar sensibilidades elevadas em algumas das amostras ensaiadas, assim como algumas causas de seu desenvolvimento.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui