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Título: SIGNIFICADOS DO CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES PARA CONSUMIDORES CARIOCAS
Autor: JOAO MATEUS AMARAL AVELINO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 31377
Catalogação:  06/09/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31377@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31377@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31377

Resumo:
Nas sociedades contemporâneas ocidentais, as regras de exposição corporal são de ordem fundamentalmente estética e o autocontrole da aparência física é cada vez mais estimulado. A boa aparência passou a ser vista como uma virtude e uma expressão externa de sucesso. O consumo de suplementos alimentares surge como um dos caminhos para se atingir este sucesso. Com efeito, o mercado brasileiro de suplementos alimentares cresce em média 25 por cento ao ano, tendo movimentado cerca de 940 milhões de reais em 2015. Ainda assim, em comparação com mercados mais maduros como o norte-americano, o mercado brasileiro apresenta grande potencial de crescimento. Neste contexto, procurou-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: que significados o consumo de suplementos alimentares adquire para consumidores cariocas? Para tal, realizou-se um estudo qualitativo exploratório, baseado em entrevistas com consumidores de suplementos alimentares. A análise fez uso da axiologia de consumo proposta por Jean Marie Floch e de técnicas de Análise do Conteúdo. Dentre os resultados obtidos, destaca-se o fato de que as narrativas da maioria dos respondentes apontam para valorizações prática e crítica em relação aos suplementos, baseadas nos atributos e na relação custo-benefício dos produtos. Porém, um olhar mais profundo indica que, nas narrativas dos consumidores, o suplemento funciona como um objeto mágico capaz de conferir ao sujeito a competência para desempenhar determinada performance e alcançar certo valor de base, relacionado à valorização utópica, como força ou beleza.

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