$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: MODELO NEURO-FUZZY HIERÁRQUICOS BSP MAMDANI
Autor: ROSINI ANTONIO MONTEIRO BEZERRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - ORIENTADOR
RICARDO TANSCHEIT - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 3129
Catalogação:  04/11/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3129@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3129@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3129

Resumo:
Esta dissertação investiga a utilização de sistemas Neuro- Fuzzy Hierárquicos BSP (Binary Space Partitioning) para aplicações em classificação de padrões, previsão, sistemas de controle e extração de regras fuzzy. O objetivo é criar um modelo Neuro-Fuzzy Hierárquico BSP do tipo Mamdani a partir do modelo Neuro-Fuzzy Hierárquico BSP Class (NFHB-Class) que é capaz de criar a sua própria estrutura automaticamente e extrair conhecimento de uma base de dados através de regras fuzzy, lingüisticamente interpretáveis, que explicam a estrutura dos dados. Esta dissertação consiste de quatros etapas principais: estudo dos principais sistemas hierárquicos; análise do sistema Neuro-Fuzzy Hierárquico BSP Class, definição e implementação do modelo NFHB-Mamdani e estudo de casos. No estudo dos principais sistemas hierárquicos é efetuado um levantamento bibliográfico na área. São investigados, também, os principais modelos neuro-fuzzy utilizados em sistemas de controle - Falcon e o Nefcon. Na análise do sistema NFHB- Class, é verificado o aprendizado da estrutura, o particionamento recursivo, a possibilidade de se ter um maior número de entrada - em comparação com outros sistemas neuro-fuzzy - e regras fuzzy recursivas. O sistema NFHB- Class é um modelo desenvolvido especificamente para classificação de padrões, como possui várias saídas, não é possível utilizá-lo em aplicações em controle e em previsão. Para suprir esta deficiência, é criado um novo modelo que contém uma única saída. Na terceira etapa é definido um novo modelo Neuro-Fuzzy Hierárquico BSP com conseqüentes fuzzy (NFHB-Mamdani), cuja implementação utiliza a arquitetura do NFHBClass para a fase do aprendizado, teste e validação, porém, com os conseqüentes diferentes, modificando a estratégia de definição dos conseqüentes das regras. Além de sua utilização em classificação de padrões, previsão e controle, o sistema NFHB-Mamdani é capaz de extrair conhecimento de uma base de dados em forma de regras do tipo SE ENTÃO. No estudo de casos são utilizadas duas bases de dados típicas para aplicações em classificação: Wine e o Iris. Para previsão são utilizadas séries de cargas elétricas de seis companhias brasileiras diferentes: Copel, Cemig, Light, Cerj, Eletropaulo e Furnas. Finalmente, para testar o desempenho do sistema em controle faz-se uso de uma planta de terceira ordem como processo a controlar. Os resultados obtidos para classificação, na maioria dos casos, são superiores aos melhores resultados encontrados pelos outros modelos e algoritmos aos quais foram comparados. Para previsão de cargas elétricas, os resultados obtidos estão sempre entre os melhores resultados fornecidos por outros modelos aos quais formam comparados. Quanto à aplicação em controle, o modelo NFHB-Mamdani consegue controlar, de forma satisfatória, o processo utilizado para teste.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui