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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONTROLE HÍBRIDO PARA ATENUAÇÃO DE VIBRAÇÕES EM EDIFÍCIOS Autor: SUZANA MOREIRA AVILA BENEVELI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO BATISTA GONCALVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3124
Catalogação: 01/11/2002 Liberação: 01/11/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3124&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3124&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3124
Resumo:
Título: CONTROLE HÍBRIDO PARA ATENUAÇÃO DE VIBRAÇÕES EM EDIFÍCIOS Autor: SUZANA MOREIRA AVILA BENEVELI
Nº do Conteudo: 3124
Catalogação: 01/11/2002 Liberação: 01/11/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3124&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3124&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3124
Resumo:
No presente trabalho estuda-se a aplicação do controle
estrutural na proteção de estruturas submetidas a
carregamentos dinâmicos contra níveis de vibração
indesejáveis que possam causar desconforto e, até mesmo,
comprometer a segurança e integridade da edificação. Os
três tipos de controle estrutural, passivo, ativo e
híbrido, são analisados de forma a evidenciar as vantagens
do uso do controle híbrido. O mecanismo de controle
utilizado é o denominado amortecedor de massa sintonizado
(AMS), devido à sua vasta aplicação na Engenharia Civil,
tendo uma grande quantidade sido instalada em edifícios,
pontes e chaminés industriais para controle de vibrações
causadas pelo vento. Verifica-se a influência da não-
linearidade da rigidez do AMS no comportamento do sistema
principal. A utilização de amortecedores de massa
sintonizados múltiplos é também estudada como uma forma de
vencer certas limitações quanto à robustez deste tipo de
sistema e melhorar sua performance. Analisa-se por fim o
comportamento e eficiência do amortecedor de massa híbrido
(AMH), em relação ao AMS passivo. Para cálculo da força de
controle são utilizados os seguintes algoritmos: controle
ótimo linear clássico, controle ótimo instantâneo e controle
ótimo não-linear. Uma estratégia para definição das
matrizes de ponderação, utilizadas no algoritmo de controle
ótimo instantâneo, que minimizem a amplitude da resposta
harmônica permanente é apresentada. Exemplos numéricos são
apresentados ao longo de todo o trabalho. Verifica-se que a
utilização do controle híbrido é mais eficiente que os
controles passivo e ativo isolados, requerendo forças de
magnitude inferiores, o que reduz bastante o custo deste
tipo de sistema. O sistema de controle híbrido se mostrou
eficiente na redução de vibrações causadas por
carregamentos cujas freqüências eram diversas das
consideradas no projeto do sistema de controle passivo.
Verificou-se, ainda que o mesmo se comportou de forma
satisfatória no caso de discrepância na freqüência natural
da estrutura.
Descrição | Arquivo |
CAPA, FOLHA DE ASS.,DEDIC.,AGRAD.,RES.,ABSTRACT,SUMÁRIO,LISTA DE FIG.,DE TAB.,DE SÍMB.,CAPS. 1, 2 | |
CAPÍTULOS 3 E 4 | |
CAPÍTULOS 5, 6, 7, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE |