$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: VERIFICAÇÃO DE MODELOS ANALÍTICOS PARA A PERDA DE INJETIVIDADE DE ROCHAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): URSULA EL-AMME DE ALMEIDA

Colaborador(es):  SERGIO AUGUSTO BARRETO DA FONTOURA - Orientador
Número do Conteúdo: 3117
Catalogação:  29/10/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3117@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3117@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3117

Resumo:
Este trabalho trata do problema de entupimento de rochas provocado pela injeção de água contendo partículas sólidas. O efeito da redução de permeabilidade e conseqüente perda de injetividade da rocha é analisada através da interpretação de ensaios unidimensionais de fluxo obtidos da literatura e simulados por um programa computacional desenvolvido nesta dissertação. O programa baseia-se no modelo de Pang e Sharma (1994) de perda de injetividade, escolhido dentre um conjunto de modelos pesquisados, e contempla o processo de entupimento devido à formação de camada de filtro interno e/ou externo, onde é introduzido o conceito de tempo de transição. Nesta formulação utilizam-se também dois importantes parâmetros: lambda , definido como coeficiente de filtração, e beta , fator de dano, podendo estes ser determinados por ensaios ou por correlações empíricas. Uma nova teoria de Bredrikovetsky (2001) que sugere o cálculo de ambos parâmetros por dados de pressão também é empregada. Com o objetivo de validar o modelo e o programa, apresenta-se um estudo paramétrico cujas informações podem ser utilizadas na previsão do comportamento de poços injetores.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui