INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: VOZES, EXPERIÊNCIAS, MEMÓRIAS E HISTÓRIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RODRIGO RUAN MERAT MORENO

Colaborador(es):  ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Catalogação:  22/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31131@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31131@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31131

Resumo:
A presente investigação de mestrado tem como objetivo conhecer e compreender como as trajetórias de vida fizeram com que os homens escolhessem o ofício da docência relacionada à Educação Infantil, além de analisar o processo de inserção e permanência no cotidiano com as crianças e perceber como a memória e as experiências contribuíram para o desenvolvimento da identidade profissional desses docentes. Como cenário, temos a Rede Municipal de Educação Carioca, que é considerada a maior Rede da América Latina e que teve como marco a classificação e convocação de docentes do sexo masculino nos concursos específico para a Educação Infantil nos anos de 2010 e 2012. Tal pesquisa possui um caráter qualitativo e utilizou a metodologia das Histórias de Vida atreladas às entrevistas, como meio de obtenção de dados que respondessem as diferentes questões que permearam o estudo. No decorrer da investigação foi desenvolvido um mapeamento dos Professores Homens que atuam na Educação Infantil olhando diferentes perspectivas: Nacional, Regional, do Município do Rio de Janeiro e suas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Foram entrevistados 15 homens de diferentes CREs tratando de diferentes assuntos, dentre eles: Formação, Escolha da Profissão, Cotidiano na Educação Infantil, Gênero, Masculinidades, Identidade Docente, dentre outros. Salienta-se que não traremos um caráter de denúncia, como utilizado em muitos estudos encontrados, mas consideraremos diferentes eventos como aspectos relevantes na constituição da identidade docente e pessoal. Temos como marco teórico os estudos de Louro (1998), Connell (1995), Scott (1990), Nóvoa (1995), Huberman (1995), dentre outros.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui