$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ORGANIZAÇÃO E CLIMA ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VOCACIONADA PARA O ESPORTE: O GINÁSIO EXPERIMENTAL OLÍMPICO NO RIO DE JANEIRO
Autor: MARCELA PAQUELET FONSECA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CYNTHIA PAES DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 31120
Catalogação:  22/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31120@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31120@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31120

Resumo:
O Programa Ginásio Experimental Olímpico (GEO) foi implementado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para atender alunos dos anos finais do Ensino Fundamental com vocação para o esporte, buscando a formação de excelência do aluno-atleta-cidadão em algumas escolas de horário integral da rede. Desenvolvemos um estudo de caso sobre a implementação do programa em uma das unidades, localizada no bairro Caju. Realizamos entrevistas com técnicos responsáveis pelo programa nos órgãos municipais e instituições que participaram na implementação do projeto e com a equipe de gestão e professores da escola. Aplicamos um questionário aos atores escolares, reunimos documentos sobre o modelo em questão e realizamos observação do cotidiano escolar. Concluímos que a localização da escola influenciou a evolução da demanda de vagas nesse modelo de escola possivelmente em maior medida que as características do projeto propriamente dito. As regulamentações pouco claras favoreceram a discricionariedade dos atores escolares ampliando a margem de tomadas de decisão com base em suas crenças e valores pessoais. As exigências impostas a um modelo criado para atender também à uma demanda por escolas eficazes na rede, assim como a histórica cultura de pouca valorização do papel da educação física e do esporte no contexto escolar também pareceram influenciar tanto a discricionariedade dos atores quanto o estabelecimento da cultura organizacional da escola estudada. Os dados analisados indicaram que o processo seletivo dos professores, os valores motivados pelas ações esportivas e o tempo ampliado de permanência de professores e alunos pareceram influenciar positivamente o clima escolar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui