$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O ESPÍRITO E A ESPERANÇA: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ESPÍRITO SANTO E A ESPERANÇA CRISTÃ NA PNEUMATOLOGIA DE JURGEN MOLTMANN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCAS SOARES DOS SANTOS

Colaborador(es):  CESAR AUGUSTO KUZMA - Orientador
Número do Conteúdo: 31084
Catalogação:  18/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31084@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31084@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31084

Resumo:
A missão do Espírito Santo possui aspectos que com o avanço da teologia ganharam maior atenção pelos teólogos e as diversas tradições cristãs. Jurgen Moltmann, entre um grande número de teólogos, desenvolve uma reflexão original e complexa sobre o Espírito Santo, começando em sua famosa Teologia da Esperança e tendo como ápice a produção do livro O Espírito da vida, obra dedicada exclusivamente à reflexão sobre o Espírito Santo. Ele produzirá uma Pneumatologia que será orientada pela sua concepção de Escatologia cristã e pelos textos do bíblicos do Apóstolo Paulo. Essa pesquisa tem como objetivo principal fazer uma abordagem sobre como Jurgen Moltmann apresenta a relação entre o Espírito Santo e a Esperança Cristã, tendo como ponto de partida os acenos teológicos que ele desenvolveu na Teologia da Esperança, seu primeiro livro. Nossa abordagem se dividirá em três diferentes etapas. Em um primeiro momento, iremos nos dedicar a apresentar os principais textos produzidos por teólogos ao refletirem sobre o Espirito Santo. Em seguida, este trabalho vai fazer uma apresentação dos principais aspectos da Pneumatologia moltmanianna através de suas principais obras. O último passo, então, é discorrer sobre como Jurgen Moltmann compreende a relação entre Espírito Santo e a Esperança Cristã. Após a pesquisa, concluímos que nosso autor produz uma Pneumatologia que deve ser lida a partir da Escatologia que ele fomenta em sua Teologia da Esperança. O Espírito Santo é compreendido como o poder vivificante de Deus que faz com que homens e mulheres possam experimentar as promessas do futuro, parcialmente, ainda no presente. Ele garante que elas serão cumpridas e impulsiona a Igreja, que vive na esperança de uma realização plena do que foi prometido, a caminhar dentro da história sinalizando o Reino vindouro por meio de suas ações.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui