INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: SERVIÇO SOCIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DE REMOÇÕES: ANALISANDO O CASO DA VILA AUTÓDROMO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOSIANE APARECIDA DO VALE

Colaborador(es):  RAFAEL SOARES GONÇALVES - Orientador
Catalogação:  17/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31048@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31048@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31048

Resumo:
O Rio de Janeiro passou por um momento de grandes transformações urbanas, em consequência da escolha da cidade como sede de grandes eventos esportivos: a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Com uma justificativa de tornar uma cidade acessível para receber os megaeventos, inúmeras obras foram realizadas na cidade, principalmente em áreas de grande valor imobiliário, o que provocou uma remoção de inúmeras favelas. Dentre os processos envolvidos nos processos de remoção, encontra-se também o assistente social. Este trabalho tem como finalidade refletir sobre uma atualização de assistente social em processos de remoção, tendo como norte os princípios contidos no Código de Ética Profissional de 1993. Para tal, o presente trabalho aborda o papel do assistente social na habitação, procurando entender o surgimento da profissão e os desafios encontrados para o exercício da sua prática profissional. Com o intuito de um contexto histórico atual, este trabalho é um resgate histórico sobre o contexto de favelização, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, assim como os impactos trazidos com a realização dos megaeventos. Essas reflexões irão contribuir para uma análise do estudo de caso referente à Vila Autódromo, um dos casos mais emblemáticos das remoções ocorreu na cidade do Rio de Janeiro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui