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Título: DIA DE EMPREGUETE, VÉSPERA DE MADAME: A MUDANÇA NA REPRESENTAÇÃO FICCIONAL DAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS A PARTIR DA PEC 66/2012
Autor: LICIA MARTA DA SILVA PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  TATIANA OLIVEIRA SICILIANO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 31018
Catalogação:  16/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31018@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31018@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31018

Resumo:
A presente dissertação analisa de que forma o cenário político e sociocultural instaurado a partir das redefinições dos direitos trabalhistas do emprego doméstico foi refletido no contexto ficcional por meio de suas representações. Para tal, a telenovela Cheias de Charme (2012) foi escolhida como objeto de estudo por ter sido exibida durante esse cenário de mudanças trabalhistas e figurar como a primeira novela brasileira da Rede Globo que a trama principal tratava-se do emprego doméstico. Nessa dissertação pretendemos observar a telenovela como um espaço de memória documental e coletiva, por sua preservação física como produto audiovisual, por ser tratar de uma narrativa vinculada ao presente que retrata e por partilhar saberes para um público geral. Desta forma, buscamos perceber como foi retratada os personagens patroa e empregada doméstica, dando ênfase nos marcadores (racial, social e sexual) que perpassam essa trabalhadora; os conflitos despontados no contexto representado, no qual havia uma possibilidade de ascensão social, especialmente por meio de uma análise dos capítulos e dos elementos presentes na novela; e a relação da novela com outros produtos midiáticos.

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