INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ESTUDO EXPERIMENTAL DO ESCOAMENTO LAMINAR EM DUTOS DE ÓLEOS PESADOS COM VISCOSIDADE DEPENDENTE DA TEMPERATURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAPHAEL CHALHUB OLIVEIRA SPINELLI RIBEIRO

Colaborador(es):  LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Orientador
IGOR BRAGA DE PAULA - Coorientador
Número do Conteúdo: 30940
Catalogação:  11/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30940@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30940

Resumo:
Este trabalho é uma investigação experimental complementar a diversas iniciativas de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Engenharia de Fluidos do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio que estudaram o escoamento em tubos de petróleo pesado em regime laminar em situação de resfriamento. Nestas condições, devido aos gradientes de temperatura que aparecem por conta do resfriamento, a viscosidade do óleo varia ao longo de uma seção reta do tubo. Com isso, fenômenos não lineares passam a ser relevantes na física do escoamento causando assimetrias em relação ao eixo central do tubo e o aparecimento de correntes de convecção natural. Em trabalhos anteriores, foi efetuado um detalhado estudo da diferença de pressão ao longo do tubo sob resfriamento, em condições de viscosidade variável. Além disso, foram determinadas as temperaturas do escoamento na saída da seção de testes para diferentes vazões. Também foram levantados os perfis radiais de temperatura e velocidade axial em estações de medição localizadas em diferentes pontos do tubo. Neste trabalho, foram reproduzidos os ensaios realizados anteriormente e, adicionalmente, a partir de modificações implementadas na antiga seção de testes, determinou-se a distribuição longitudinal de temperatura na parede do tubo para diferentes vazões. Os resultados aqui obtidos para a temperatura de saída e para a diferença de pressão no escoamento foram comparados com os reportados em trabalhos anteriores e com valores determinados por soluções numéricas da literatura. De uma forma geral, obteve-se uma boa concordância entre os resultados comparados, mostrando que as simulações numéricas são capazes de refletir a complexidade física do problema. As medições da distribuição longitudinal de temperatura na parede do tubo mostraram coerência com os perfis radiais de temperatura e velocidade axial reportados nos trabalhos anteriores, mostrando claramente situações onde a convecção natural é relevante no escoamento. Com base nestes resultados aqui obtidos são propostas quatro interpretações físicas dos fenômenos apresentados no escoamento, cada uma delas para uma faixa de vazões.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui