INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: MONITORAMENTO DE OBRAS UTILIZANDO UM SIG: CONSTRUÇÃO DO VLT NO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA FERNANDA NUNES SLADE

Colaborador(es):  JOSE EUGENIO LEAL - Orientador
Número do Conteúdo: 30902
Catalogação:  09/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30902@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30902@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30902

Resumo:
A crescente urbanização vem gerando grandes e médias cidades, que sem o devido planejamento urbano, enfrentam problemas cotidianos. Dentre esses problemas podem-se destacar aqueles ligados a mobilidade, que mostram que o atual modelo de circulação é caro e impactante. Torna-se assim evidente a necessidade de repensar a mobilidade urbana, incentivando a utilização e evolução de meios de transporte coletivos de qualidade e ambientalmente sustentáveis, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento das cidades e para a qualidade de vida de sua população. Uma opção para melhorar a mobilidade é o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que opera por força da eletricidade, induz a renovação urbana, e atrai usuários de outros transportes coletivos e do transporte individual, contribuindo desta forma para a implantação de uma mobilidade urbana mais sustentável e inclusiva. Deste modo, em 2014 foi iniciado o projeto de implantação de VLT na região central do Rio de Janeiro, e neste trabalho é apresentada a ferramenta de monitoramento de obras criada e utilizada em sua execução. Após análises da ferramenta é possível concluir que este modelo atendeu bem a seus propósitos, principalmente na etapa de planejamento, apresentando um meio de medir o progresso de construção de fácil compreensão, com amplo alcance dentre os gerentes do projeto e online, necessidades crescentes na indústria da construção. Sendo assim, este estudo demonstra um caráter atual, ao tentar desenvolver uma ferramenta que atende a uma demanda na indústria da construção, e inovador já que poucos estudos neste tema foram realizados na construção do VLT.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui