$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SIMULATION OF A BAJA SAE VEHICLE DYNAMICS MODELLED BY BLOCK DIAGRAM
Autor: MARCELO WALTER TRISTAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - ADVISOR
RICARDO TEIXEIRA DA COSTA NETO - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 30888
Catalogação:  08/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  SENIOR PROJECT
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30888@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30888@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30888

Resumo:
This work shows the development of a full vehicle model for the Reptiles Baja PUC-Rio Team prototype, with the intension to offer to the team a powerful tool for optimization and development of Baja SAE Competitions vehicles. The mathematical model is developed using the kinematic chain methodology, or multibodies, for this uses SimMechnics, a tool offer by the software MATLAB, in interaction with the models of the vehicle subsystems, as shock absorbers, tires, brakes and power-train, those are developed in Simulink, a MATLAB dynamics systems simulation tool. The main target of the mathematical model is to analyse the steering and suspension dynamic of the prototype in similar conditions of the Baja SAE competitions, thus, the power train, breaks, and aerodynamic models are simplified. The vehicle shock absorbers works with an air spring and a fluid dumping, for such, is developed a thermodynamic model, that is validate by traction tests. Because of the diversity of the obstacles in the Baja SAE competitions, is developed a three-dimensional tire model, capable of simulate the interaction with several types of obstacles, an for the fiction force calculations, the Pacejka Magic Formula is applied.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui