$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SIMULAÇÃO DA DINÂMICA DO VEÍCULO BAJA SAE MODELADO POR DIAGRAMA DE BLOCOS
Autor: MARCELO WALTER TRISTAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - ORIENTADOR
RICARDO TEIXEIRA DA COSTA NETO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 30888
Catalogação:  08/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30888@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30888@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30888

Resumo:
Este trabalho demonstra o desenvolvimento de um modelo matemático do veículo da Equipe Reptiles Baja Puc-Rio, com o intuito de fornecer à equipe uma ferramenta poderosa para a otimização e desenvolvimento de protótipos para a competição Baja SAE. O modelo matemático é desenvolvido por meio da metodologia de cadeia cinética, ou multicorpos, e para tal utiliza a ferramenta SimeMechanics presente no software MATLAB em interação com os modelos dos subsistemas presentes do veículo, tais como, amortecedor, pneu, freio, e trem de força, que são desenvolvidos no Simulink, uma ferramenta para simulação, usando diagrama de blocos, de sistemas dinâmicos do MATLAB. O principal objetivo do modelo matemático é a análise da dinâmica da direção e suspensão do protótipo em condições similares às que os veículos são expostos nas competições de Baja SAE. Desta maneira, os modelos de trem de força, freio e resistência aerodinâmica são simplificados. Os amortecedores do veículo são do tipo telescópico, e são dotados de mola pneumática e amortecedor fluido, e para representa-los é desenvolvido um modelo termodinâmico, validado por meio de ensaio de tração. Devido à diversidade de obstáculos presente nas competições de Baja SAE, é desenvolvido um modelo de pneu tridimensional capaz de simular o fenômeno físico da interação com diversos tipos de obstáculos e para o cálculo das forças de atrito, utilizando-se a Formula Magica de Pacejka.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui