$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: BENEFÍCIO PARTICULAR NO VOTO DE CLÁUSULAS DE PROTEÇÃO À DISPERSÃO ACIONÁRIA (BRAZILIAN PILLS)
Autor: ALEXANDRE TREJOS VARGAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FRANCISCO ANTUNES MACIEL MUSSNICH - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30798
Catalogação:  02/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30798@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30798

Resumo:
O presente trabalho tem como primeiro objetivo diferenciar as poison pills adotados por companhias nos Estados Unidos (Poison Pills) das cláusulas de proteção à dispersão acionária adotadas por companhias no Brasil (Brazilian Pills), a fim de apresentar a origem e estrutura dessas e indicar a que se destinam. Nessa esteira, as Brazilian Pills serão analisadas sob a ótica da corporate governance, ponderando sua repercussão na esfera da companhia e de seus acionistas, delineando cenários em que represente um ganho efetivo para restritivoos interesses sociais. Em seguida, será examinado o exercício do direito de voto do acionista sob a ótica da legislação societária no Brasil, tendo em mente a finalidade do instituto – indiscutivelmente um direito do acionista, mas que junto traz deveres inafastáveis. Com isso, será introduzida a restrição ao exercício do direito de voto do acionista. Serão aqui examinados a doutrina especializada e a jurisprudência do Colegiado da CVM sobre o exercício do direito de voto a partir do início dos anos 2000, apontando a evolução na interpretação do artigo 115 da Lei das S.A. e diferenciando as três espécies de restrição ao exercício do direito de voto previstas na lei: proibição de voto, conflito de interesses e benefício particular. Com base nesses alicerces, será por fim examinada a legalidade do voto do acionista em diferentes cenários de voto em Brazilian Pills.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui